Seguidores

Acompanhe-me nas Redes Sociais


Gostaste? Então, (com)partilha nas Redes Sociais

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

7º BC do Café Entre Amigos - Os Livros da Minha Vida

Imagem da Blogagem Colectiva do blog Café Entre Amigos.
Iniciativa de: Patrícia Galis.

Olá a tod@s @s amig@s, amig@s blogueir@s, amig@s seguidores e visitantes do meu blog O Que O Meu Coração Diz.

Este post faz parte dos posts semanais realizadas pelo blog Café Entre Amigos e o tema escolhido para esta semana é...


Os Livros da Minha Vida

Desde que me lembro de mim nesta vida, que os livros fazem parte de mim e foi graças a minha Mãe, Idália Henriques, que esse gosto nasceu em mim. Da educação dos seus três filhos, fui eu quem abraçou o gosto pela leitura. Lembro-me que nas datas festivas, no Natal, ou nos aniversários haver sempre um livro entre os  brinquedos e as roupas recebidas.

Penso que os livros são instrumentos muito importantes na formação de cada um de nós. Estes não só nos educam, como nos ajudam a falar e a escrever melhor. A nossa capacidade de expressão desenvolve-se e aprofunda-se, tais como a nossa imaginação, o nosso espírito aventureiro, a nossa sensibilidade, as nossas emoções, a nossa perspicácia mas também o nosso entendimento da vida. 

Livros da Minha Infância

As colecções de livros que eu gostava no meu período da infância, foram os livros da Anita e do Petzi, gostava dos livros aos quadradinhos da Disney, a minha personagem favorita era o Pato Donald e fiz a  colecção completa dos livros da Disney da Biblioteca do Escuteiro Mirim. Gostava muito de ler livros de BD da Marvel, aqui ficam alguns heróis que eu lia: Homem Aranha, Capitão América, Thor e Super Homem, outros heróis que eu gostava de ler eram o: Tarzan e o Flecha de Prata. 

Anita de Avião.

Livro da Colecção do Petzi

Bilioteca do Escuteiro Mirim
BD
Tarzan
Homem Aranha
Super - Homem
Capitão América
Thor
Flecha de Prata

Estes foram os livros que me acompanharam na minha infância, adorava banda desenhada e levei algum tempo a começar a ler livros sem desenhos, ou com desenhos. Gostava de livros de heróis e com eles aprendi a defender, a proteger e até a lutar em prol de quem amo. Bem, aprendi a defender as meninas. :)

Livros da Minha Adolescência

Os primeiros livros que li e gostei, mas com poucos desenhos eram livros divertidos, faziam-me rir e também a ver a vida de um prisma mais descontraído no inicio da minha adolescência que são os seguintes:

Lote 12 - 2º Frente, Alice Vieira

Família Há Só Uma E O Cão Foi Achado Na Rua
Colecção Uma Aventura
Colecção Patrícia
Depois comecei a interessar-me por livros de mistério, sem perder o gosto da aventura. Os livros das colecções Uma Aventura e Patrícia, mantinham a minha curiosidade desperta e prendiam a minha atenção. 

No meio da adolescência, mudei um pouco de estilo e aos poucos fui-me voltando para livros que despertaram a minha sensibilidade e as minhas emoções. O livro de Antoine De Saint-Exupéry - O Principezinho, "alinhavou" o caminho para o amor. Marcou-me muito, embora já fosse adolescente quando li. Aprendi que quando amamos devemos tratar essa pessoa como uma flor, amá-la do jeito que ela é sem tentar modificar o seu ser. Ou se gosta, ou não se gosta, pois quando gostamos mesmo não a mudamos com todas as suas características.

Aprendi que quando amamos devemos regar e adubar o amor para que ele cresça, tornando-se forte.
"Quando a gente gosta, quase sempre a gente cuida..." - Caetano Veloso.

O Principezinho
O Diário de Anne Frank
Este foi um livro que mexeu muito comigo, pois retracta a realidade nazi que hoje em dia algumas pessoas começaram a dizer que o holocausto neo-nazi é um mito e que na realidade não aconteceu! Estas mentiras infames deixam-me chocada e revelam falta de sensibilidade, mas também de cultura.

Porém, à medida que crescia, a minha sensualidade desabrochava de forma intensa e avassaladora, tal como a minha curiosidade em relação ao sexo, como qualquer adolescente. Assim, comecei a ler literatura erótica. Li Henry Miller, Anais Nin e Harold Robbins. 

Eis os que foram mais significativos para mim...

O Contador de Histórias
Sexus

Passarinhos

Livros da Minha Idade Adulta

Na sequência disto, virei-me para os romances, mas não eram livros de romances de cordel. Esses enfadavam-me, achava que eram uma seca! Comecei a ler William Shakespeare, Marion Zimmer Bradley, Heinz G. Konsalik, Danielle Steel, Juliette Marilier, Manuel Garcia Marquez, Isabel Allande, Laura Esquível e Antonio Skarméta.

Eis alguns dos quais que gostei muito...
As Brumas de Avalon

Jogo Duplo
Mensagem do Vietname
Sevenwaters
Cem Anos de Solidão
A Casa dos Espíritos
Como Água Para Chocolate
O Carteiro de Pablo Neruda

Foi então que descobri a poesia e livros de autores como: Pablo Neruda, Florbela Espanca e António Gedeão passaram pelas minhas mãos...

Últimos Poemas
Sonetos
Poemas Escolhidos

Entretanto, conheci um autor brasileiro que muito admiro e prezo: Paulo Coelho. Li quase todas as suas obras e quase todas estão nas minhas estantes. Com ele comecei a voltar-me para os livros de espiritualidade, auto-conhecimento, auto-ajuda, astrologia, esoterismo, espiritismo, etc. Li e continuo a ler as obras de: Paulo Coelho, Dulce Regina, Osho, Allan Kardec, Francisco Cândido Xavier, Brian L. Weiss, Louise L. Hay, Stephen Arroyo, Alexandra Solnado, Rondha Byrne, Jorge Bucay, etc.


Eis os mais marcantes...


Zahir
Almas Gémeas - Em Busca da Luz
Amor, Liberdade e Solidão
O Evangelho Segundo O Espiritismo
A Caminho da Luz
Só Amor É Real
Você Pode Curar A Sua Vida
Astrologia, Karma e Transformação
Este Jesus Cristo Que Vos Fala 3 - A Era da Liberdade
O Segredo
Amar de Olhos Abertos
Todos estes constituem uma parte predominante do meu desenvolvimento espiritual. Com estes autores tenho aprendido e aprofundado a minha espiritualidade, mas também no meu desenvolvimento pessoal. Foi com estas que aprendi a ver a vida com outros olhos, inclusivamente serviu ainda para aprender a entender a pessoa amada e obviamente, conhecer-me pessoalmente.

Brian L. Weiss, por exemplo tem livros nos quais ensina a fazer meditação com visualização criativa. Nos seus livros, costuma vir um C. D. que nos guia a fazer a fazer a meditação. Para quem está curioso e quer fazer meditação, recomendo os livros de Brian L. Weiss, Louise L. Hay e da autora lusa Alexandra Solnado.

Para terminar a Blogagem Colectiva - Os Livros da Minha Vida, vou mencionar dois livros que leio e releio sem nunca me cansar, pois de alguma forma parece contarem a minha história de amor, são eles: A Pele do Desejo - Benoîte Groltn, As Pontes de Madison County - Robert James Waller e O Diário da Nossa Paixão - Nicholas Sparks.

Estes livros foram todos adaptados ao cinema e, apesar de ter acontecido ver primeiro o filme e depois ler livro, com excepção de O Diário da Nossa Paixão, o cinema não fez alterações nas histórias e pode-se ler perfeitamente o livro, ou ver o filme antes ou depois. Claro que os livros são mais ricos, pois têm mais detalhes que um filme de 90 minutos. É impossível fazer um filme com tantos detalhes como os livros, penso eu. Mas esta é apenas a minha opinião.

Eis as respectivas capas dos livros...

A Pele do Desejo

O Diário da Nossa Paixão

Agradeço a tod@s @s amig@s blogueir@s, aos seguidores e aos visitantes que têm vindo ler os meus posts, principalmente aos que deixam o seu carinho com os seus comentários, incentivando-me a participar das blogagens colectivas e a actualizar o blog.

Beijos e abraços a tod@s,

Cris Henriques

Imagem neste site.

18 comentários:

  1. Acabo de descobrir que tenho sua mãe no Facebook! Legal...
    Pelo que vejo, tal como eu, você é uma leitora voraz desde a infância (posso chamá-la de "você?", no Brasil não se usa muito o "tu", apenas em algumas regiões e como tenho parceiros portugueses que reclamaram quando eu os chamei por "você", peço que me avise se isto também a incomoda)e há muitos livros em sua lista que não conheço.
    Também li O Principezinho, A casa dos espíritos de Isabel Allende também estaria entre um dos meus preferidos da lista, assim como Sonetos de Florbela Espanca.
    Apenas não gosto muito de livros espíritas, contudo, respeito quem goste.
    Muito bom ficou seu post.

    ResponderEliminar
  2. Olá Cris,

    Uma lista e tanto minha amiga, realmente são excelentes livros!

    Abçs

    ResponderEliminar
  3. Menina que coleção adorei alguns nunca tinha ouvido falar e me interessei em conhecer, é maravilhoso mesmo quando descobrimos esse mundo fascinante da leitura, adorei o post.

    ps: seu link foi sim demora as vezes um pouco para entrar pq o site fica carregado mas deu tudo certo.

    ResponderEliminar
  4. Uma verdadeira aula de literatura eu viajei por aqui e anotei alguns que quero ler parabéns por este post tão instrutivo.

    ResponderEliminar
  5. Excelente todos esses livros confesso que só li um dos que citou, mas já selecionei 4 que vou procurar ler assim que tiver tempo, é muito bom saber que a leitura faz parte da vida das pessoas, parabéns a sua mãe que foi sua incentivadora.

    ResponderEliminar
  6. Alguns livros Cris eu li há muito tempo, não sabia dessa coleção Patricia, outros são clássicos adorei ver todas essas indicações amo ler com certeza vou conferir alguns títulos.

    ResponderEliminar
  7. Gentemmm quanto livro adorei fiz algumas anotações para minha lista e depois vou ver se leio..poxa se gosta mesmo disso...show de bola.

    ResponderEliminar
  8. Minha doce amiga, que quantidade, e qualidade de livros que são uma bela obra de arte , meus parabéns, vc é uma pessoa muito querida.
    Adorei pq tem muitas ai que já li e outros que não conhecia, foram belas dicas
    Abraços com carinho
    Rita
    bjãooooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  9. Oi Cris. Você é uma ávida leitora. Muitos livros da sua lista eu não conheço mas pela sua descrição despertou meu interesse e já anotei alguns que pretendo conhecer, pois despertou em mim o desejo. Um post ricamente elaborado. Parabéns!
    um abraço
    Gracita

    ResponderEliminar
  10. Cris,
    tudo bem?
    Muito bom o seu post!
    Tenho visto alguns dessa blogagem, que não participo, e o seu é um dos mais bem ilustrados.

    Apenas alguns títulos eu li.
    Achei interessante uma coisa, como se pode conhecer uma pessoa também pelo que ela lê. Mesmo que você não tivesse dado explicações, apenas pelas capas dos livros poderia se traçar um perfil da pessoa. Maravilhoso isso!

    Adaptando aquele dito: "diga-me o que lês e dir-te-ei quem és".

    Beijos e ótimos dias!

    ResponderEliminar
  11. Cris que lista linda..
    Estou aqui maravilhada com seu post..
    Como sempre né minha amiga?
    Também já fiz algumas anotações por aqui.. rsrs
    Beijokas e uma sexta-feira mais que linda..
    Sheila

    ResponderEliminar
  12. O que dizer dessas clássicos, sensacional...

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito de ver que vc gostava de histórias em quadrinhos… são enriqueceres!

    Ahh, O Principezinho(Pequeno Principe, por aqui) é belíssimo!

    Adorei ver Henry Miller e Anais nin e Isabel Allende em sua lista…

    Bem, Cem anos de solidão está em minha lista de livros à serem lidos, pois como vc leu em meu blog, ganhei ele de presente…

    Esse livro O carteiro é o que originou o filme "o carteiro e o poeta"???? Esse filme foi um marco em minha vida… quando li o título do livro já pensei no filme. Adoooooooro Pablo Neruda! Como água para chocolate eu acho que é o mesmo que virou filme, né!?

    Muitos livros que vc citou eu não conhecia…

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito de ver que vc gostava de histórias em quadrinhos… são enriqueceres!

    Ahh, O Principezinho(Pequeno Principe, por aqui) é belíssimo!

    Adorei ver Henry Miller e Anais nin e Isabel Allende em sua lista…

    Bem, Cem anos de solidão está em minha lista de livros à serem lidos, pois como vc leu em meu blog, ganhei ele de presente…

    Esse livro O carteiro é o que originou o filme "o carteiro e o poeta"???? Esse filme foi um marco em minha vida… quando li o título do livro já pensei no filme. Adoooooooro Pablo Neruda! Como água para chocolate eu acho que é o mesmo que virou filme, né!?

    Muitos livros que vc citou eu não conhecia…

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderEliminar
  15. Olá filhotinha. É com deleite que vejo a tua lista de livros preferidos, e sei que são apenas alguns. Aliado ao prazer de ler, vem o prazer de escrever, e isso tu fazes muito bem. Beijinho da mamã com todo o amor.

    ResponderEliminar
  16. Olá amiga

    Nossa estava aflita em não poder mais postar, obrigada pela dica ajudou muito, eu tinha um backup e eis meu querido e amado blog novamente, estava triste e deprimida até. virou um vicio isso aqui e dos bons,rs.
    Amiga adorei sua seleção de livros não conhecia alguns, mas os quadrinhos da disney li todos.
    Parabéns pela qualidade. Beijinhos e um fim de semana fantastico.

    ResponderEliminar
  17. Gostei da sua seleção de livros, mas o que me dispertou mais foram as HQ. Li muito, depois que fiquei de maior parei e agora depois de velho voltei a ler as HQ no celular e no computador. As história da Marvel cairam muito,mas a DC está de parabéns com os seus "novos 52".

    ResponderEliminar
  18. Olá, Cris.
    Excelente lista de autores esta sua.
    Eu também comprei a Biblioteca do Escoteiro Mirim (que reeditou os antigos Manuais da Disney) quando era pequeno e lia gibis da Disney e da Turma da Mônica.
    Hqs de super-heróis eu leio até hoje, só que por autor, e leio também títulos da Vertigo como Sandman, Planetary, Fábulas, Y - The Last Man, entre outros.
    Cem anos de solidão é um dos meus livros preferidos, já Pablo Neruda eu ainda não li.
    Abraço, Cris.

    ResponderEliminar

Olá!

Seja bem-vinda/o ao blogue O Que O Meu Coração Diz.

Fique à vontade para deixar o seu comentário. Se for a primeira vez que me visita deixe com a sua mensagem o nome e o link do seu blog para que eu possa retribuir a sua visita.

* Os comentários deste blog devem falar acerca das respectivas postagens.

* Os comentários serão todos moderados e ficarão visíveis após revisão.

* Comentários ofensivos serão imediatamente apagados.

Obrigada pelo seu comentário e pela visita.

Beijos e abraços para todos,

Cris Henriques
(Autora do livro «O Que O Meu Coração Diz», criadora e administradora do blogue.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor do Google

Acerca das imagens do blog...

Algumas imagens contidas no blog foram colocadas nas postagens apenas para ilustrar o conteúdo, dando-lhe mais beleza. Essas imagens foram encontradas no navegador Google e estão inseridas noutros sites, ou blogs. Se alguma dessas imagens for sua, peço que me informe pelo Formulário de Contacto, ou pelo meu e-mail para que eu a possa retirar e substituir.

Conversor Tipográfico

From:
To:
Result:
UnitConverter.org - the universal assistant for all of your unit conversion needs.

Recebe Grátis a Newsletter

Adiciona o teu Em@il para receberes as actualizações:

Enviado por FeedBurner

DigNow