Seguidores

Acompanhe-me nas Redes Sociais


Gostaste? Então, (com)partilha nas Redes Sociais

domingo, 4 de novembro de 2012

Criar Slide Com Frases Motivadoras

meu-blogspot-logo_thumb56

Olá a todos!

Antes de fazer o post da rubrica Dicas de Informática Geral, quero pedir-vos desculpa minha ausência nos vossos blogs e nas postagens. É que desde o dia 31 que tenho estado a preparar este tutorial passo-a-passo, de modo que não tenho entrado no blog. Assim, a partir de hoje vou moderar os vossos comentários e a responder nos vossos blogs.

Portanto, hoje no Dicas de Informática Geral, vou atender o pedido da amiga Clau, do blog Percepções em http://claudete-parreira.blogspot.com/.

O blog da Clau, é cheio de pensamentos e de textos reflexivos, não deixem de visitar. A minha amiga pediu-me para a ensinar a fazer um slide com frases motivadoras, para colocar no seu blog. Achei uma óptima ideia e por isso, vou ensinar a criar um bem simples passo-a-passo.

Vamos começar, então!

Dicas de Informática Geral
Tutorial 4 – Criar Slide Com Frases Motivadoras
Nível – Fácil
By: Cris Henriques

Para criar o seu slide, vai precisar de usar dois programas de edição de imagem. Portanto, esta aula vai ser dividida em duas partes. Nesta primeira parte vamos criar o layout, – fundo, para o nosso slide de frases motivadoras. Na segunda parte vamos aprender a criar o slide e a incorpora-lo no nosso blog.

Pode usar qualquer editor de imagens, desde o mais simples como por exemplo o Paint, ao mais complexo como o Photoshop.  No entanto, como nem todos temos o Photoshop, nem sabemos trabalhar com ele, escolhi o Publisher que faz parte do conjunto de programas da Microsoft Office e que uso de vez em quando para fazer postais, panfletos, cartões de visita, etc.

É com o Publisher que vamos criar o nosso layout e seguidamente, utilizaremos o Picasa 3 para escrever o texto e criar o slide para o blogger.

*Nota – Se não estiver com vontade, ou não tiver jeito para web design clique nos links abaixo e guarde no seu computador, um dos três layouts com molduras em 3D já previamente desenhados por mim.

Layout com Moldura 3D disponível para Download Gratis

Moldura Red 3D

Moldura Pink3D

Moldura Blue 3D

1ª Parte – Criar O Layout

1. Abra o [Publisher];

2. Clique em [Postais];

Exemplo 1

Imagem 1 

3. Clique em [Tamanhos em Branco];

Exemplo 2

Imagem 2

4. Escolha um modelo que seja mais adequado para a criação do seu layout. Optei pelo [Cartão de Índice, 12,7 x 7,62 cm] e é o que eu recomendo, a seguir clique no botão à direita [Criar];

Exemplo 3

Imagem 3

5. Clique no desenho do retângulo à esquerda [Ferramenta Retângulo] e cubra toda a área de conteúdo;

Exemplo 4

Imagem 4

6. Agora vamos personalizar o nosso layout com uma cor ao nosso gosto, de preferência, com as cores do nosso blog. Então clique na área de conteúdo que acabou de cobrir com a [Ferramenta Retângulo], clique na seta ao lado do desenho da lata de tinta [Cor de Preenchimento] e se nenhuma das cores que estão à vista forem do seu agrado, clique no botão [Mais Cores de Preenchimento] para abrir a paleta com mais cores e escolher a mais adequada. Tendo o meu blog cores nos tons em de preto, vermelho, cinzento e branco, optei para colorir o layout em preto;

Exemplo 5

Imagem 5

6. No fim, clique no menu [Ficheiro], seguido de [Guardar como…], dê um nome ao documento e depois em [Guardar com o tipo], [Ficheiros do Publisher] e escolha [Formato de intercâmbio de ficheiros JPG], por fim clique no botão [Guardar].

7. Agora vamos utilizar o software Picasa 3, para escrever as frases motivadoras do slide para o nosso blog. Mas para isso, é preciso instalar, que já tiver este programa pode saltar este passo, o passo 8 e o passo 9. Clique no link abaixo para efectuar o download:


Exemplo 6

Imagem 34

8. Também pode clicar na imagem para aceder à página de Download, seguidamente clique no botão [Transferir o Picasa]. Este programa, tal como a imagem indica, é compatível com os Sistemas Operativos: Windows XP, Vista e 7.

9. Escolha um local para guardar o programa do Picasa 3 e clique no botão [Guardar]. Siga todas as instruções no ecrã, para instalar o Picasa.

Exemplo 7

Imagem 35

10. Agora vamos usar o Picasa 3 para escrever as nossas frases no layout, para então prosseguirmos com a criação do slide que será criado na 2ª Parte deste tutorial.

11. Vá até ao local onde guardou o seu layout no formato JPEG e clique com o [Botão Direito do Rato] na imagem, – dei-lhe o nome de [Moldura Red 3D], clique em seguida [Abrir com] e por fim, clique em [Picasa Photo Viewer];

Exemplo 8

Imagem 6

12. Clique no botão [Editor no Picasa];

Exemplo 9

Imagem 7

13. Após o programa iniciar e carregar a nossa imagem, clique no botão [ABC] onde tem escrito por baixo [Texto], tal como indica abaixo o [Exemplo 10];

Exemplo 10

Imagem 8

14. Clique na imagem onde pretende escrever, escolha o [Tipo de Letra], o [Tamanho], as [Cores] do interior e do preenchimento da letra;

Exemplo 11

Imagem 9

15. Após escrever o texto clique no botão [Aplicar];

Exemplo 12

Imagem 10

16. Clique em [Ficheiro], seguido de [Guardar como…];

Exemplo 13

Imagem 11

17. Escreva em [Nome do Ficheiro] um novo nome para a sua imagem e clique em [Guardar]. Para criar novas frases no layout, clique na área de texto, seguido do botão [Limpar tudo], à esquerda do ecrã e não se esqueça de guardá-las sempre.

Exemplo 14

Imagem 12

2ª Parte – Criar O Slide Com Frases Motivadoras

Vamos então criar agora o nosso slide com frases motivadoras, para isso, precisamos fazer o Upload das imagens que escrevemos para o slide. Para quem não sabe, o Upload é o oposto do Download. Com o Download descarregamos por exemplo, imagens no computador. O Upload, é para carregarmos imagens na internet. Assim, vamos fazer o Upload das nossas imagens, no site do Picasa.


18. Digite no Google [Picasa web albuns];

Exemplo 15

Imagem 13

19. Clique em [Enter], ou clique no botão azul da lupa;

Exemplo 16

Imagem 14

20. Clique no link Fotografia - Álbuns Web Picasa: partilha gratuita de fotografias, ou se preferir clique na imagem para aceder ao site dos Álbuns Picasa;

Exemplo 17

Imagem 15

21. Digite seu [Email], a sua [Palavra-passe] e depois, clique no botão azul [Iniciar sessão];

Exemplo 18

Imagem 16

22. Clique no botão [Fazer upload];

Exemplo 19

Imagem 17

23. Em [Nome do álbum] digite um nome para o seu álbum e depois, clique no botão azul [Selecionar fotos no computador];

Exemplo 20
Imagem 18

24. Seleccione todas as imagens que criou para o slide, clicando na primeira imagem com o rato e pressione no teclado as teclas [CTRL + T] para seleccionar todas as imagens e depois, clique no botão [Abrir];

Exemplo 21

Imagem 19

25. As imagens carregarão todas, fazendo o Upload no seu álbum Picasa Online;

Exemplo 22

Imagem 20

26. No fim de todas as imagens estarem carregadas no álbum, clique no botão [Ok];

Exemplo 23

Imagem 21

27. Agora vamos tornar o álbum público, para que seguidamente possamos criar o slide para incorporá-lo depois no nosso blog. Assim, clique em [Editar] que fica do lado direito do ecrã;

Exemplo 24

Imagem 22

29. Clique em [Visibilidade] e mude [Somente você], para [Público na web], depois clique no botão [Salvar alterações];

Exemplo 25

Imagem 23

30. Agora vamos criar o slide. Clique no link, ou na hiperligação que diz [Link para este álbum], tal como mostra a imagem de [Exemplo 26];

Exemplo 26

Imagem 24

31. Agora vamos criar uma apresentação de slides para o blog. Então, tal como mostrado na imagem [Seleccione o tamanho da apresentação de slides] que deseja, marque a caixinha [Executar automaticamente], copie o código indicado clicando sobre este com o botão direito do rato;

Exemplo 27

Imagem 26

32. Clique no botão [Concluído];

Exemplo 28

Imagem 27

33. Inicie sessão no seu blog e clique no botão [Mais Opções], clique em [Esquema];

Exemplo 29

Imagem 29

34. Em [Esquema] clique em [Adicionar uma miniaplicação];

Exemplo 30

Imagem 30

35. Escolha [HTML/JavaScript] e clique no botão [+];

Exemplo 31

Imagem 31

36. Em [Configurar HTML/JavaScript] escreva um nome para a [Miniaplicação] em [Nome], clique em [Conteúdo], cole o código que copiou da [Apresentação de slides] e clique no botão [Guardar];

Exemplo 32

Imagem 32

37. Coloque a [Miniaplicação] que criou deslocando-a para o lugar que desejar, depois clique no botão [Guardar disposição] e por fim, clique no botão [Ver blogue];

Exemplo 33

Imagem 33

38. E este é o Slide Com Frases Motivadoras.

Exemplo 34



E pronto, este foi mais um tutorial passo-a-passo da rubrica Dicas de Informática Geral. Espero que tenham gostado e que me deixem mais sugestões aqui no blog O Que O Meu Coração Diz http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com na página Sugestões Dicas de Informática Geral.

Obrigada a todos pelo vosso apoio sempre e amizade.

Abraços,

Cris Henriques

15 comentários:

  1. Nossa Cris, que trabalhão você deve ter tido para elaborar este post.
    Mas ficou excelente.
    Valeu pelas dicas.
    Boa semana!!!!
    Bjs.:
    Sil

    ResponderEliminar
  2. Ôi Cris! Parabéns pelo excelente tutorial! Deve ter dado um trabalhão! Tem post novo! Um início de semana iluminado!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Cris minha linda.. que dom..
    Porque eu não dou conta de mexer em programas assim não..
    Tem horas que ferve a cabeça por aqui srrs
    Que legal estar ajudando quem não tem muita habilidade em mexer assim..
    Bom demais a ajuda amiga..

    Um beijo carinhoso e uma semana mais que linda viu?

    ResponderEliminar
  4. Olá Cris :)
    Obrigada por explicar detalhadamente mais esta dica de informática.
    Durante a semana vou tentar fazer.
    Gostei muito do tutorial.
    Muito agradecida por seu empenho e dedicação.
    Tenha uma ótima semana.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  5. Oi Cris
    Eu realmente não entendo nada de computação, então como se diz aqui no Brasil, tudo o que vc escreveu é "grego" para mim. Realmente eu preciso fazer um curso de computação.
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderEliminar
  6. Olá amiga Cris,
    mais uma boa sugestão, muito bem explicada e como sempre será útil para nos blogueiros
    Epaaaa ... já ia esquecendo, estamos com novo sorteio,
    então vim lhe convidar para participar,
    regrinhas simples, e o produto sorteado é de ótima qualidade.
    Conto com você lá também ok?
    Abraços
    RioSul

    ResponderEliminar
  7. Muito completo e bom este tutorial. Gostei muito porque você usou e frisou o Office. Geralmente usam outros programas.

    ResponderEliminar
  8. Olá, Cris.
    Parabéns pelo excelente post.
    Sempre quis saber como as pessoas faziam isso, acontece que sou um dos que só usa o Word do Office e mais nada.
    Abraço, Cris.

    ResponderEliminar
  9. Exaustivo e muito bem explicado. Obrigada,
    Leonor (Galega Encarnada em http://galegaencarnada1.blogspot.pt/

    bj

    ResponderEliminar
  10. Oi Cris! Uaaauuu, quantas dicas boas, uma verdadeira aula de informática. E gratuita! Valeu, vou aproveitar algumas dicas. Um abraço!

    ResponderEliminar
  11. Oi, sou do grupo Educadores Multiplicadores. Vim conhecer o seu blog gostei e já o estou seguindo. Venha visitar o meu e seguir também.
    http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br
    Bjos e boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Oi amiga Cris!
    Que bom que sua saúde tem melhorado.
    Vc me perguntou lá no blog:
    'como vai minha construção do slide das frases'.
    Não tenho habilidade nenhuma como web design,e talvez por isso não tenho conseguido criar as molduras.Eu queria fazer pra aprender,mas não consigo sair dessa parte.Então acho que vou salvar uma das molduras que vc gentilmente disponibilizou para download e então vou prosseguir com o Picasa 3.
    Assim que eu tiver um tempo,vou concluir essa tarefa!
    Obrigada!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  13. └──●►
    Bom dia de domingo, vim deixar meu abraço, mais uma vez dar meus parabéns pelo post e por sua presença
    amiga no meu Cantinho, bjusss!!
    valiosíssima essa dica adorei saber
    └──●►

    Se um dia errei,aprendi com o Tempo
    Que a minha maior virtude,é reparar
    a Tempo meu erro.

    (Rita Sperchi)
    └──●►

    ResponderEliminar
  14. Olá Cris
    Sou Professora de informática para 3ª idade e meu Blog foi criado com intuito de ajudar a lembrar o que foi dito em aula. Desta forma, gostei muito de sua ajuda na Plataforma Blogger, passo a passo. Fiquei honrada em saber que uma escritora como vc agora é minha seguidora ! Vim aqui visita-la, gostei muito e tambem estou a te seguir. Abraços mil !!!!

    ResponderEliminar
  15. Olá Cris!Obrigada pela visita,por tornar-se minha seguidora e ter essa delicadeza de postar os nossos poemas na sua página do google.A minha filha também é chamada por Cris(Cristiane).Obrigada por tantos ensinamentos maravilhosos.
    Bjs.
    Carmen Lúcia

    ResponderEliminar

Olá!

Seja bem-vinda/o ao blogue O Que O Meu Coração Diz.

Fique à vontade para deixar o seu comentário. Se for a primeira vez que me visita deixe com a sua mensagem o nome e o link do seu blog para que eu possa retribuir a sua visita.

* Os comentários deste blog devem falar acerca das respectivas postagens.

* Os comentários serão todos moderados e ficarão visíveis após revisão.

* Comentários ofensivos serão imediatamente apagados.

Obrigada pelo seu comentário e pela visita.

Beijos e abraços para todos,

Cris Henriques
(Autora do livro «O Que O Meu Coração Diz», criadora e administradora do blogue.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor do Google

Acerca das imagens do blog...

Algumas imagens contidas no blog foram colocadas nas postagens apenas para ilustrar o conteúdo, dando-lhe mais beleza. Essas imagens foram encontradas no navegador Google e estão inseridas noutros sites, ou blogs. Se alguma dessas imagens for sua, peço que me informe pelo Formulário de Contacto, ou pelo meu e-mail para que eu a possa retirar e substituir.

Conversor Tipográfico

From:
To:
Result:
UnitConverter.org - the universal assistant for all of your unit conversion needs.

Recebe Grátis a Newsletter

Adiciona o teu Em@il para receberes as actualizações:

Enviado por FeedBurner

DigNow