Seguidores

Acompanhe-me nas Redes Sociais


Gostaste? Então, (com)partilha nas Redes Sociais

sábado, 12 de janeiro de 2013

Curso Aprender A Escutar

pessoas, falar, bla, bla, bla
Imagem aqui.

Na vida, existe cursos para tudo. Cursos de persuasão/manipulação, como lhes apelido. Nestes cursos aprende-se: Marketing, onde se vende sempre alguma coisa; Comunicação Social, onde se aprende a comunicar com as pessoas e a exprimir as suas ideias; Escrita Criativa, onde se aprende a arte de escrever; mas e o curso de Aprender a Escutar?

Escutar o que as pessoas têm para dizer, existe este curso?

intellectualcat-
Imagem aqui.

A meu ver, Escutar não é o mesmo que ouvir, porque ouvir ouvimos tudo e mais alguma coisa, mas não damos muita atenção ao que estamos a ouvir. Às vezes, fazemos isto intencionalmente. Outras vezes, acontece o oposto, por distração, principalmente, quando estamos desatentos e mais concentrados nos problemas de nossa vida, que muitas vezes nem são bem problemas, chamo a isto karma e destino. Ouvir é uma forma de estarmos alienados em piloto automático, agindo e fazendo as coisas mecanicamente. Porque quando alguém nos diz alguma coisa e nós estamos nesse estado, nós até que ouvimos mas a nossa memória não memoriza nada. E depois, nós respondemos só que não nos lembramos de aquele assunto ter sido discutido, ou por outro lado dizemos que não ouvimos nada daquilo.

Quando escutamos atentamente, memorizamos e muitas vezes, até reflectimos acerca do que ouvimos. Isto acontece quando somos pessoas dispostas a aprender com novas experiências e com outras pessoas, trocando ideias e aceitando pontos de vista diferentes. É no escutar que amadurecemos, evoluímos e nos tornamos pessoas melhores, menos egocêntricas.

O que muitas vezes faz com que as pessoas não sejam boas “escutantes” – ouvintes, é por serem extremamente egocêntricas, pois só elas é que querem falar e não escutam nada do que dizemos e para piorar, acham-se donas e senhoras da verdade que para elas, esta é absoluta! Então, assim não têm nada para aprender.

Estas pessoas não têm muitos amigos, devido à sua postura egocêntrica. Manipulam toda a conversa e quando estamos a contar alguma coisa da nossa vida, como um desabafo não só não escutam o que temos para dizer, como elas têm sempre algo mais dramático para contar. As suas histórias são as mais, porque elas próprias gostam e querem ser o centro das atenções.

Então, vamos ser mais atenciosos com amamos. Vamos escutar o que eles nos querem contar, ou desabar. Escutar é uma forma amar o outro.

Se for daquelas pessoas que tem dificuldade em concentrar-se e descontrai-se com frequência, tente fazer o seguinte exercício:

Sente-se ao ar livre e num lugar tranquilo. Observe a natureza à sua volta, as flores, as aves, as árvores, o céu e as suas nuvens criando novas formas. Observe como as plantas bailam ao sabor do vento e inspire fundo, sentindo a paz e a tranquilidade onde se encontra. Feche os olhos e sinta, escute os sons que a rodeiam.

À medida que o tempo for passando e for fazendo este exercício, sentirá mais paz de espírito e mais concentrada, mais atenta a escutar os outros.

Experimente e depois compartilhe, conte-me a sua experiência.

Obrigada.

Abraços,

Cris Henriques

7 comentários:

  1. Tem gente que realmente precisa fazer este curso.
    Beijos!!

    ResponderEliminar
  2. Oi Cris!
    Eu não sabia escutar até pouco tempo, mas a vida ensinou-me. Um dia o telefone tocou, uma voz do outro lado dizia, por favor não desligue, todos bateram o telefone na minha cara, quase fiz também, devido a trotes. Mas não era trote, era uma mulher desesperada querendo desabafar. Me acomodei melhor no sofá e fique 1 hora a escutá-la. Ela não queria ajuda e sim alguém para escutá-la. Fiquei com vergonha de mi mesma,. Hoje minha casa enche de pessoas pedindo conselhos, pois não podem pagar psicólogos e, as vezes me pego trocando ideias a tarde toda. É tão gostoso...e eu não sabia.
    Aposentei-me e, não é que sem querer arrumei um trabalho voluntário, mas três vezes por semana, quando vou no clube, elas esperam minha volta.
    O seu texto veio a calhar.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  3. Querida Cris.
    Desculpe não comentar antes,mas meu pc está travando.

    Essa reflexão maravilhosa sua todos deveriam ler.

    Realmente as pessoas só querem ser ouvidas e o ego fala mais alto.

    Por minha profissão de psicóloga e própria natureza,gosto mais de ouvir.

    Muitos de meus textos e poemas são oriundos dessas conversas e observação do ser humano,integral e divino.

    Beijos e lindo fim de semana.

    Donetzka

    ResponderEliminar
  4. Olá Cris.
    Arrasou na postagem minha querida. Temos que praticar o hábito de escutar, pois ouvimos muito e pouco aprendemos. Como diz o Rubem Alves: precisamos por em prática a escutatória. Beijinhos
    Gracita

    ResponderEliminar
  5. Cris, escreveu imensas verdades. O hábito de escuta é, talvez, pior que o da leitura para o mundo de hoje. Pior ainda, como escreveu, são aqueles que sempre tem algo mais divertido, mais triste, mais emocionante para contar. Me afasto de pessoas assim. Mas a dica que você dá no final de sua postagem é recomendadíssima para todos, não só os que tem dificuldade de concentração. Eu adoraria poder meditar mais, respirar melhor, ouvir e sentir a natureza. Parabéns pela postagem e blog. Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Olá Cris, li seu artigo e é muito providencial, realmente ouvir todos nós ouvimos, mas escutar mesmo, só escutamos aquilo que queremos, e não o que devemos ou precisamos. É incrível como fugimos das verdades, preferimos pequeninas mentiras, a ouvir aquilo que seja sincero e que vai nos auxiliar.

    Hoje em dia tudo está tão superficial, as pessoas não estão mais nem aí para nada, não param para escutar a si mesmas ...

    Mas ... tenhamos fé, e lutemos para mudarmos esse mau hábito em nós mesmos.

    Abração minha amiga, texto perfeitamente correto, é sempre um assunto que vem a calhar.

    Abração
    Thiago
    RioSul

    ResponderEliminar
  7. Oi Cris,tudo bem amiga?!
    Estou de férias ainda,mas hoje estou passeando pela blogosfera,e não poderia deixar de visitá-la.
    Que belo texto.
    Eu prefiro mil vezes escutar do que falar,porém preciso me aprimorar nessa arte,pois nunca é demais.
    Eu gosto de ouvir o que as pessoas tem a dizer!
    Bjs \o/

    ResponderEliminar

Olá!

Seja bem-vinda/o ao blogue O Que O Meu Coração Diz.

Fique à vontade para deixar o seu comentário. Se for a primeira vez que me visita deixe com a sua mensagem o nome e o link do seu blog para que eu possa retribuir a sua visita.

* Os comentários deste blog devem falar acerca das respectivas postagens.

* Os comentários serão todos moderados e ficarão visíveis após revisão.

* Comentários ofensivos serão imediatamente apagados.

Obrigada pelo seu comentário e pela visita.

Beijos e abraços para todos,

Cris Henriques
(Autora do livro «O Que O Meu Coração Diz», criadora e administradora do blogue.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor do Google

Acerca das imagens do blog...

Algumas imagens contidas no blog foram colocadas nas postagens apenas para ilustrar o conteúdo, dando-lhe mais beleza. Essas imagens foram encontradas no navegador Google e estão inseridas noutros sites, ou blogs. Se alguma dessas imagens for sua, peço que me informe pelo Formulário de Contacto, ou pelo meu e-mail para que eu a possa retirar e substituir.

Conversor Tipográfico

From:
To:
Result:
UnitConverter.org - the universal assistant for all of your unit conversion needs.

Recebe Grátis a Newsletter

Adiciona o teu Em@il para receberes as actualizações:

Enviado por FeedBurner

DigNow