|
Imagem da Blogagem Colectiva do blog Café Entre Amigos.
Iniciativa de: Patrícia Galis. |
Este post faz parte dos posts semanais realizadas pelo blog Café Entre Amigos e o tema escolhido para esta semana é...
Os Livros da Minha Vida
Desde que me lembro de mim nesta vida, que os livros fazem parte de mim e foi graças a minha Mãe, Idália Henriques, que esse gosto nasceu em mim. Da educação dos seus três filhos, fui eu quem abraçou o gosto pela leitura. Lembro-me que nas datas festivas, no Natal, ou nos aniversários haver sempre um livro entre os brinquedos e as roupas recebidas.
Penso que os livros são instrumentos muito importantes na formação de cada um de nós. Estes não só nos educam, como nos ajudam a falar e a escrever melhor. A nossa capacidade de expressão desenvolve-se e aprofunda-se, tais como a nossa imaginação, o nosso espírito aventureiro, a nossa sensibilidade, as nossas emoções, a nossa perspicácia mas também o nosso entendimento da vida.
Livros da Minha Infância
As colecções de livros que eu gostava no meu período da infância, foram os livros da Anita e do Petzi, gostava dos livros aos quadradinhos da Disney, a minha personagem favorita era o Pato Donald e fiz a colecção completa dos livros da Disney da Biblioteca do Escuteiro Mirim. Gostava muito de ler livros de BD da Marvel, aqui ficam alguns heróis que eu lia: Homem Aranha, Capitão América, Thor e Super Homem, outros heróis que eu gostava de ler eram o: Tarzan e o Flecha de Prata.
|
Livro da Colecção do Petzi |
BD
Estes foram os livros que me acompanharam na minha infância, adorava banda desenhada e levei algum tempo a começar a ler livros sem desenhos, ou com desenhos. Gostava de livros de heróis e com eles aprendi a defender, a proteger e até a lutar em prol de quem amo. Bem, aprendi a defender as meninas. :)
Livros da Minha Adolescência
Os primeiros livros que li e gostei, mas com poucos desenhos eram livros divertidos, faziam-me rir e também a ver a vida de um prisma mais descontraído no inicio da minha adolescência que são os seguintes:
Depois comecei a interessar-me por livros de mistério, sem perder o gosto da aventura. Os livros das colecções Uma Aventura e Patrícia, mantinham a minha curiosidade desperta e prendiam a minha atenção.
No meio da adolescência, mudei um pouco de estilo e aos poucos fui-me voltando para livros que despertaram a minha sensibilidade e as minhas emoções. O livro de
Antoine De Saint-Exupéry - O Principezinho, "alinhavou" o caminho para o amor. Marcou-me muito, embora já fosse adolescente quando li. Aprendi que quando amamos devemos tratar essa pessoa como uma flor, amá-la do jeito que ela é sem tentar modificar o seu ser. Ou se gosta, ou não se gosta, pois quando gostamos mesmo não a mudamos com todas as suas características.
Aprendi que quando amamos devemos regar e adubar o amor para que ele cresça, tornando-se forte.
"Quando a gente gosta, quase sempre a gente cuida..." - Caetano Veloso.
Este foi um livro que mexeu muito comigo, pois retracta a realidade nazi que hoje em dia algumas pessoas começaram a dizer que o holocausto neo-nazi é um mito e que na realidade não aconteceu! Estas mentiras infames deixam-me chocada e revelam falta de sensibilidade, mas também de cultura.
Porém, à medida que crescia, a minha sensualidade desabrochava de forma intensa e avassaladora, tal como a minha curiosidade em relação ao sexo, como qualquer adolescente. Assim, comecei a ler literatura erótica. Li
Henry Miller, Anais Nin e Harold Robbins.
Eis os que foram mais significativos para mim...
Livros da Minha Idade Adulta
Na sequência disto, virei-me para os romances, mas não eram livros de romances de cordel. Esses enfadavam-me, achava que eram uma seca! Comecei a ler
William Shakespeare, Marion Zimmer Bradley,
Heinz G. Konsalik, Danielle Steel, Juliette Marilier, Manuel Garcia Marquez, Isabel Allande, Laura Esquível e
Antonio Skarméta.
Eis alguns dos quais que gostei muito...
Foi então que descobri a poesia e livros de autores como:
Pablo Neruda, Florbela Espanca e
António Gedeão passaram pelas minhas mãos...
Entretanto, conheci um autor brasileiro que muito admiro e prezo:
Paulo Coelho. Li quase todas as suas obras e quase todas estão nas minhas estantes. Com ele comecei a voltar-me para os livros de espiritualidade, auto-conhecimento, auto-ajuda, astrologia, esoterismo, espiritismo, etc. Li e continuo a ler as obras de:
Paulo Coelho, Dulce Regina, Osho, Allan Kardec, Francisco Cândido Xavier, Brian L. Weiss, Louise L. Hay, Stephen Arroyo, Alexandra Solnado, Rondha Byrne, Jorge Bucay, etc.
Eis os mais marcantes...
Todos estes constituem uma parte predominante do meu desenvolvimento espiritual. Com estes autores tenho aprendido e aprofundado a minha espiritualidade, mas também no meu desenvolvimento pessoal. Foi com estas que aprendi a ver a vida com outros olhos, inclusivamente serviu ainda para aprender a entender a pessoa amada e obviamente, conhecer-me pessoalmente.
Brian L. Weiss, por exemplo tem livros nos quais ensina a fazer meditação com visualização criativa. Nos seus livros, costuma vir um C. D. que nos guia a fazer a fazer a meditação. Para quem está curioso e quer fazer meditação, recomendo os livros de Brian L. Weiss, Louise L. Hay e da autora lusa Alexandra Solnado.
Para terminar a
Blogagem Colectiva - Os Livros da Minha Vida, vou mencionar dois livros que leio e releio sem nunca me cansar, pois de alguma forma parece contarem a minha história de amor, são eles:
A Pele do Desejo - Benoîte Groltn, As Pontes de Madison County - Robert James Waller e
O Diário da Nossa Paixão - Nicholas Sparks.
Estes livros foram todos adaptados ao cinema e, apesar de ter acontecido ver primeiro o filme e depois ler livro, com excepção de
O Diário da Nossa Paixão, o cinema não fez alterações nas histórias e pode-se ler perfeitamente o livro, ou ver o filme antes ou depois. Claro que os livros são mais ricos, pois têm mais detalhes que um filme de 90 minutos. É impossível fazer um filme com tantos detalhes como os livros, penso eu. Mas esta é apenas a minha opinião.
Eis as respectivas capas dos livros...
Agradeço a tod@s @s amig@s blogueir@s, aos seguidores e aos visitantes que têm vindo ler os meus posts, principalmente aos que deixam o seu carinho com os seus comentários, incentivando-me a participar das blogagens colectivas e a actualizar o blog.
Beijos e abraços a tod@s,
Cris Henriques
Acabo de descobrir que tenho sua mãe no Facebook! Legal...
ResponderEliminarPelo que vejo, tal como eu, você é uma leitora voraz desde a infância (posso chamá-la de "você?", no Brasil não se usa muito o "tu", apenas em algumas regiões e como tenho parceiros portugueses que reclamaram quando eu os chamei por "você", peço que me avise se isto também a incomoda)e há muitos livros em sua lista que não conheço.
Também li O Principezinho, A casa dos espíritos de Isabel Allende também estaria entre um dos meus preferidos da lista, assim como Sonetos de Florbela Espanca.
Apenas não gosto muito de livros espíritas, contudo, respeito quem goste.
Muito bom ficou seu post.
Olá Cris,
ResponderEliminarUma lista e tanto minha amiga, realmente são excelentes livros!
Abçs
Menina que coleção adorei alguns nunca tinha ouvido falar e me interessei em conhecer, é maravilhoso mesmo quando descobrimos esse mundo fascinante da leitura, adorei o post.
ResponderEliminarps: seu link foi sim demora as vezes um pouco para entrar pq o site fica carregado mas deu tudo certo.
Uma verdadeira aula de literatura eu viajei por aqui e anotei alguns que quero ler parabéns por este post tão instrutivo.
ResponderEliminarExcelente todos esses livros confesso que só li um dos que citou, mas já selecionei 4 que vou procurar ler assim que tiver tempo, é muito bom saber que a leitura faz parte da vida das pessoas, parabéns a sua mãe que foi sua incentivadora.
ResponderEliminarAlguns livros Cris eu li há muito tempo, não sabia dessa coleção Patricia, outros são clássicos adorei ver todas essas indicações amo ler com certeza vou conferir alguns títulos.
ResponderEliminarGentemmm quanto livro adorei fiz algumas anotações para minha lista e depois vou ver se leio..poxa se gosta mesmo disso...show de bola.
ResponderEliminarMinha doce amiga, que quantidade, e qualidade de livros que são uma bela obra de arte , meus parabéns, vc é uma pessoa muito querida.
ResponderEliminarAdorei pq tem muitas ai que já li e outros que não conhecia, foram belas dicas
Abraços com carinho
Rita
bjãooooooooooooooooo
Oi Cris. Você é uma ávida leitora. Muitos livros da sua lista eu não conheço mas pela sua descrição despertou meu interesse e já anotei alguns que pretendo conhecer, pois despertou em mim o desejo. Um post ricamente elaborado. Parabéns!
ResponderEliminarum abraço
Gracita
Cris,
ResponderEliminartudo bem?
Muito bom o seu post!
Tenho visto alguns dessa blogagem, que não participo, e o seu é um dos mais bem ilustrados.
Apenas alguns títulos eu li.
Achei interessante uma coisa, como se pode conhecer uma pessoa também pelo que ela lê. Mesmo que você não tivesse dado explicações, apenas pelas capas dos livros poderia se traçar um perfil da pessoa. Maravilhoso isso!
Adaptando aquele dito: "diga-me o que lês e dir-te-ei quem és".
Beijos e ótimos dias!
Cris que lista linda..
ResponderEliminarEstou aqui maravilhada com seu post..
Como sempre né minha amiga?
Também já fiz algumas anotações por aqui.. rsrs
Beijokas e uma sexta-feira mais que linda..
Sheila
O que dizer dessas clássicos, sensacional...
ResponderEliminarGostei muito de ver que vc gostava de histórias em quadrinhos… são enriqueceres!
ResponderEliminarAhh, O Principezinho(Pequeno Principe, por aqui) é belíssimo!
Adorei ver Henry Miller e Anais nin e Isabel Allende em sua lista…
Bem, Cem anos de solidão está em minha lista de livros à serem lidos, pois como vc leu em meu blog, ganhei ele de presente…
Esse livro O carteiro é o que originou o filme "o carteiro e o poeta"???? Esse filme foi um marco em minha vida… quando li o título do livro já pensei no filme. Adoooooooro Pablo Neruda! Como água para chocolate eu acho que é o mesmo que virou filme, né!?
Muitos livros que vc citou eu não conhecia…
bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...
Gostei muito de ver que vc gostava de histórias em quadrinhos… são enriqueceres!
ResponderEliminarAhh, O Principezinho(Pequeno Principe, por aqui) é belíssimo!
Adorei ver Henry Miller e Anais nin e Isabel Allende em sua lista…
Bem, Cem anos de solidão está em minha lista de livros à serem lidos, pois como vc leu em meu blog, ganhei ele de presente…
Esse livro O carteiro é o que originou o filme "o carteiro e o poeta"???? Esse filme foi um marco em minha vida… quando li o título do livro já pensei no filme. Adoooooooro Pablo Neruda! Como água para chocolate eu acho que é o mesmo que virou filme, né!?
Muitos livros que vc citou eu não conhecia…
bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...
Olá filhotinha. É com deleite que vejo a tua lista de livros preferidos, e sei que são apenas alguns. Aliado ao prazer de ler, vem o prazer de escrever, e isso tu fazes muito bem. Beijinho da mamã com todo o amor.
ResponderEliminarOlá amiga
ResponderEliminarNossa estava aflita em não poder mais postar, obrigada pela dica ajudou muito, eu tinha um backup e eis meu querido e amado blog novamente, estava triste e deprimida até. virou um vicio isso aqui e dos bons,rs.
Amiga adorei sua seleção de livros não conhecia alguns, mas os quadrinhos da disney li todos.
Parabéns pela qualidade. Beijinhos e um fim de semana fantastico.
Gostei da sua seleção de livros, mas o que me dispertou mais foram as HQ. Li muito, depois que fiquei de maior parei e agora depois de velho voltei a ler as HQ no celular e no computador. As história da Marvel cairam muito,mas a DC está de parabéns com os seus "novos 52".
ResponderEliminarOlá, Cris.
ResponderEliminarExcelente lista de autores esta sua.
Eu também comprei a Biblioteca do Escoteiro Mirim (que reeditou os antigos Manuais da Disney) quando era pequeno e lia gibis da Disney e da Turma da Mônica.
Hqs de super-heróis eu leio até hoje, só que por autor, e leio também títulos da Vertigo como Sandman, Planetary, Fábulas, Y - The Last Man, entre outros.
Cem anos de solidão é um dos meus livros preferidos, já Pablo Neruda eu ainda não li.
Abraço, Cris.