Imagem aqui.
Na vida, existe cursos para tudo. Cursos de persuasão/manipulação, como lhes apelido. Nestes cursos aprende-se: Marketing, onde se vende sempre alguma coisa; Comunicação Social, onde se aprende a comunicar com as pessoas e a exprimir as suas ideias; Escrita Criativa, onde se aprende a arte de escrever; mas e o curso de Aprender a Escutar?
Escutar o que as pessoas têm para dizer, existe este curso?
Imagem aqui.
A meu ver, Escutar não é o mesmo que ouvir, porque ouvir ouvimos tudo e mais alguma coisa, mas não damos muita atenção ao que estamos a ouvir. Às vezes, fazemos isto intencionalmente. Outras vezes, acontece o oposto, por distração, principalmente, quando estamos desatentos e mais concentrados nos problemas de nossa vida, que muitas vezes nem são bem problemas, chamo a isto karma e destino. Ouvir é uma forma de estarmos alienados em piloto automático, agindo e fazendo as coisas mecanicamente. Porque quando alguém nos diz alguma coisa e nós estamos nesse estado, nós até que ouvimos mas a nossa memória não memoriza nada. E depois, nós respondemos só que não nos lembramos de aquele assunto ter sido discutido, ou por outro lado dizemos que não ouvimos nada daquilo.
Quando escutamos atentamente, memorizamos e muitas vezes, até reflectimos acerca do que ouvimos. Isto acontece quando somos pessoas dispostas a aprender com novas experiências e com outras pessoas, trocando ideias e aceitando pontos de vista diferentes. É no escutar que amadurecemos, evoluímos e nos tornamos pessoas melhores, menos egocêntricas.
O que muitas vezes faz com que as pessoas não sejam boas “escutantes” – ouvintes, é por serem extremamente egocêntricas, pois só elas é que querem falar e não escutam nada do que dizemos e para piorar, acham-se donas e senhoras da verdade que para elas, esta é absoluta! Então, assim não têm nada para aprender.
Estas pessoas não têm muitos amigos, devido à sua postura egocêntrica. Manipulam toda a conversa e quando estamos a contar alguma coisa da nossa vida, como um desabafo não só não escutam o que temos para dizer, como elas têm sempre algo mais dramático para contar. As suas histórias são as mais, porque elas próprias gostam e querem ser o centro das atenções.
Então, vamos ser mais atenciosos com amamos. Vamos escutar o que eles nos querem contar, ou desabar. Escutar é uma forma amar o outro.
Se for daquelas pessoas que tem dificuldade em concentrar-se e descontrai-se com frequência, tente fazer o seguinte exercício:
Sente-se ao ar livre e num lugar tranquilo. Observe a natureza à sua volta, as flores, as aves, as árvores, o céu e as suas nuvens criando novas formas. Observe como as plantas bailam ao sabor do vento e inspire fundo, sentindo a paz e a tranquilidade onde se encontra. Feche os olhos e sinta, escute os sons que a rodeiam.
À medida que o tempo for passando e for fazendo este exercício, sentirá mais paz de espírito e mais concentrada, mais atenta a escutar os outros.
Experimente e depois compartilhe, conte-me a sua experiência.
Obrigada.
Abraços,
Cris Henriques
Tem gente que realmente precisa fazer este curso.
ResponderEliminarBeijos!!
Oi Cris!
ResponderEliminarEu não sabia escutar até pouco tempo, mas a vida ensinou-me. Um dia o telefone tocou, uma voz do outro lado dizia, por favor não desligue, todos bateram o telefone na minha cara, quase fiz também, devido a trotes. Mas não era trote, era uma mulher desesperada querendo desabafar. Me acomodei melhor no sofá e fique 1 hora a escutá-la. Ela não queria ajuda e sim alguém para escutá-la. Fiquei com vergonha de mi mesma,. Hoje minha casa enche de pessoas pedindo conselhos, pois não podem pagar psicólogos e, as vezes me pego trocando ideias a tarde toda. É tão gostoso...e eu não sabia.
Aposentei-me e, não é que sem querer arrumei um trabalho voluntário, mas três vezes por semana, quando vou no clube, elas esperam minha volta.
O seu texto veio a calhar.
Beijos
Lua Singular
Querida Cris.
ResponderEliminarDesculpe não comentar antes,mas meu pc está travando.
Essa reflexão maravilhosa sua todos deveriam ler.
Realmente as pessoas só querem ser ouvidas e o ego fala mais alto.
Por minha profissão de psicóloga e própria natureza,gosto mais de ouvir.
Muitos de meus textos e poemas são oriundos dessas conversas e observação do ser humano,integral e divino.
Beijos e lindo fim de semana.
Donetzka
Olá Cris.
ResponderEliminarArrasou na postagem minha querida. Temos que praticar o hábito de escutar, pois ouvimos muito e pouco aprendemos. Como diz o Rubem Alves: precisamos por em prática a escutatória. Beijinhos
Gracita
Cris, escreveu imensas verdades. O hábito de escuta é, talvez, pior que o da leitura para o mundo de hoje. Pior ainda, como escreveu, são aqueles que sempre tem algo mais divertido, mais triste, mais emocionante para contar. Me afasto de pessoas assim. Mas a dica que você dá no final de sua postagem é recomendadíssima para todos, não só os que tem dificuldade de concentração. Eu adoraria poder meditar mais, respirar melhor, ouvir e sentir a natureza. Parabéns pela postagem e blog. Abraços.
ResponderEliminarOlá Cris, li seu artigo e é muito providencial, realmente ouvir todos nós ouvimos, mas escutar mesmo, só escutamos aquilo que queremos, e não o que devemos ou precisamos. É incrível como fugimos das verdades, preferimos pequeninas mentiras, a ouvir aquilo que seja sincero e que vai nos auxiliar.
ResponderEliminarHoje em dia tudo está tão superficial, as pessoas não estão mais nem aí para nada, não param para escutar a si mesmas ...
Mas ... tenhamos fé, e lutemos para mudarmos esse mau hábito em nós mesmos.
Abração minha amiga, texto perfeitamente correto, é sempre um assunto que vem a calhar.
Abração
Thiago
RioSul
Oi Cris,tudo bem amiga?!
ResponderEliminarEstou de férias ainda,mas hoje estou passeando pela blogosfera,e não poderia deixar de visitá-la.
Que belo texto.
Eu prefiro mil vezes escutar do que falar,porém preciso me aprimorar nessa arte,pois nunca é demais.
Eu gosto de ouvir o que as pessoas tem a dizer!
Bjs \o/