Quando nos apaixonamos, é aquela maravilhosa loucura! Sonhamos acordadas(os) com aquela pessoa especial, adormecemos a pensar nela e tudo o que vemos à nossa volta é lindo. Tudo ganha cor e mais sentido. O nosso pensamento e os nossos momentos, são todos dedicados a quem amamos. Não vemos mais nada na nossa frente. Não é verdade?
Porém, temos tendência para ver esse ser como uma princesa, ou príncipe encantados. Então, exageramos… Pegamos nos nossos óculos de lentes cor-de-rosa e entramos num paraíso. Mas cuidado para que esse mesmo paraíso não se transforme numa ilusão. Para nós a pessoa amada subitamente transformou-se num ser perfeito e graças aquelas lentes cor-de-rosa. Portanto, não tem defeitos.
Mas não tem defeitos, ou somos nós que não os queremos ver?
Somos nós que não queremos ver. Criámos um paraíso artificial, porque é como se estes defeitos não existissem. Não estou a falar fisicamente, mas sim interiormente, como manias um pouco psicóticas e hábitos, certas rotinas que todos nós adquirimos ao longo do tempo. À medida que vamos conhecendo a cara-metade, que convivemos intimamente com ela aquelas manias vão ficando mais claras. Inicialmente, não nos apercebemos de nada. Mas com o tempo partimos uma lente dos tais óculos, ou riscamo-la e de repente começamos a ver como ela realmente é. Às vezes a realidade consegue ser muito cruel. Umas vezes, aceitamos a pessoa por inteiro e essa paixão transforma-se em amor verdadeiro. Outras, não aceitamos e tentamos manipular a pessoa. As vezes, ela percebe e luta contra isso, outras ela percebe e vai cedendo para não criar atritos. Vai cedendo e cedendo e assim, vai adulterando-se e anulando-se, acreditando estar a agir em nome do amor e que é assim que deve ser feito.
Imagem neste link.
Isto é completamente descabido, errado. Quando duas pessoas se amam existe aceitação, compreensão e muita paciência. Tudo acontece naturalmente, pois o amor é isto. Tentar mudar a pessoa, não é amar. Porque quando amamos, não a modificamos. Se o fizermos, então analisemos: para quê mudar o que os olhos adoram?
Para quê mudar o que faz o nosso coração vibrar?
É isto que é amar verdadeiramente, porque quando este sentimento surge dentro de nós é uma alegria e felicidade tão imensas que nem pensamos em grandes mudanças. As únicas com que nomeadamente sonhamos fazer, é estar perto o mais tempo possível do nosso amor, tal como diminuir a distância se for esse o caso.
Não existe relacionamentos perfeitos, mas existe a luta e o trabalho para que esse relacionamento evolua, cresça e se torne profundo.
Só o Amor é real.
Abraços,
Cris Henriques
Muito lindo e verdadeiro,Chris!
ResponderEliminarNão podemos viver idealizando.
Coloquei seu blog em favoritos e estou recebendo suas atualizações.
Ótimo fim de semana.
Beijos
Donetzka
Muito bom o texto. Eu costumo dizer que casal perfeito sem brigas(diferenças) não é perfeito. Tem pessoas que se iludem criando fantasias a respeito da outra e aquelas que dizem amar, mas querem dar seu toque final.
ResponderEliminarOlá Cris,bom dia!
ResponderEliminarVenho, com muita satisfação, lhe comunicar que foi feita hoje a Abertura das apresentações do 1º Contos e Prosas.
Tenhas um ótimo fim de semana.
Um abraço e até mais!
Un bel post!! Concordo con te, solo l'amore è reale!!
ResponderEliminarBuon week end...ciao
Cris, que lindo texto! Sua visão acerca do amor é bem parecida com a minha...tenho o péssimo hábito de ir me anulando e com isso, o brilho que era motivo de atração, se apaga e o amor vai acabando de minha parte, por me sentir desvalorizada. Amor, para mim, é a arte que duas pessoas se dispõe a realizar de evoluir juntos, lado a lado, com muito respeito. Um abraço!
ResponderEliminarOlá, Cris.
ResponderEliminarTemos de aceitar a pessoa amada como ela é, e não tentar mudá-la para o que gostaríamos que ela fosse.
Acho que amar é acima de tudo respeitar e aceitar a quem amamos.
Abraço.